Quando o assunto é chá, logo vem à mente os mais comuns: camomila, erva doce, hortelã e por aí vai! Mas você já ouviu falar do barbatimão, canela de velho e pata de vaca? Apesar dos nomes excêntricos, esses três são benéficos à saúde tanto quanto os mais populares.
Vamos conhecer suas qualidades:
Barbatimão
O barbatimão é uma planta medicinal, nativa do Cerrado brasileiro, rica em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Ele é indicado para tratar diabetes, úlceras, diarreia, doenças e infecções de pele, pressão alta, e dores de garganta.
Seus benefícios podem também auxiliar na saúde da mulher, combatendo inflamações do útero e ovários, hemorragias e candidíase. Além disso, a espécie pode ser utilizada na confecção de pomadas, sabonetes e cremes.
O chá de barbatimão deve ser consumido com cautela. Quando é ingerido em excesso pode atrapalhar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, e desequilibrar o organismo. Seu uso não é indicado para gestantes e lactantes.
Canela de velho
A canela de velho é uma planta medicinal muito comum no nordeste do Brasil. O chá, feito a partir da infusão de folhas, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas e antimicrobianas.
Essa espécie é muito eficaz no tratamento da artrite, artrose, fibromialgia e dores nas articulações, além de ajudar a atenuar dores de coluna e dores musculares. Pode ainda auxiliar no emagrecimento e ter efeito detox sobre o organismo.
O chá de canela de velho é contraindicado para quem tem alergia à planta, mulheres que estejam amamentando, grávidas e crianças. É importante evitar o consumo em excesso, pois pode afetar o estômago e causar mal-estar.
Pata de vaca
A pata de vaca é uma árvore nativa da nossa Mata Atlântica. Recebeu este nome porque suas folhas lembram o formato do casco de uma vaca. Outros nomes populares são mão de vaca e unha de boi.
As propriedades dessa espécie incluem sua ação antioxidante, analgésica, diurética, laxante e vermífuga. Pode ser indicada como forma de tratamento complementar para cálculos na bexiga ou nos rins; hipertensão arterial, anemia e obesidade. Outro efeito é a redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol.
O chá de pata de vaca não é recomendado para mulheres grávidas, que estejam em fase de amamentação e para crianças com menos de 12 anos. Diabéticos que já usam medicamento para controlar a doença devem usar o chá com cautela para evitar crises de hipoglicemia.
Saúde em primeiro lugar
Seja qual for sua escolha ou necessidade, o mais importante é optar por um local de confiança, que ofereça produtos que além de saborosos, sejam de excelente procedência e tenham ótimos preços.
Esses são os valores que permeiam as atividades diárias do Emporium Souza Martins. Ofertar itens selecionados e que proporcionam inúmero benefícios à saúde.
Além dos três tipos detalhados aqui, há ervas para chás de abacateiro, amora, graviola, goiabeira, maracujá e muitas outras. O local oferece ainda produtos integrais, frutas secas, grãos e cereais, temperos e uma linha Zero Açúcar e Sem Lactose.
Clique aqui e conheça os destaques do Emporium Souza & Martins