A valorização dos produtos regionais em São Paulo cresce de forma significativa a cada dia, não somente pela conscientização em ajudar a economia local, mas pelo destaque na qualidade dos produtos. Os fabricantes têm se aprimorado cada vez mais na produção, fazendo com que o resultado se torne cada vez melhor e mais promissor.
Muitas regiões são famosas por esses produtos, atraindo turistas e aumentando a economia local. Experimentar algo específico daquela região, é mais do que sentir um sabor. É se integrar à cultura daquele povo, da mesma forma que é possível entrar em contato com memórias e histórias daquele lugar, sem a necessidade de estar presente.
E como São Paulo conta com uma mistura de pessoas que vêm de todas as regiões do Brasil, nada melhor do que um produto de qualidade vindo do seu local de origem para matar a saudade.
Você sabe que pode viajar para vários lugares do Brasil através do sabor? Vamos destacar alguns dos produtos regionais mais conhecidos em nosso Brasil, que são ricos em histórias e culturas. Vamos lá?
Azeite de dendê
É o óleo extraído do fruto do dendezeiro, cultivado nas regiões norte e nordeste devido ao clima. Seus principais destaques são nas culinárias afro-brasileiras e baianas. Utilizado em pratos como vatapá, acarajé, bobó de camarão e caruru.
Ao ouvir esse nome somos transportados diretamente para a Bahia, que saudade!
Uma curiosidade, o azeite de dendê é conhecido apenas como “azeite” na Bahia, por ser muito comum. O azeite de oliva é chamado de “azeite doce”.
Manteiga de garrafa
A manteiga de garrafa é muito famosa no Nordeste e Norte/Nordeste de Minas Gerais. Em sua maioria, a fabricação ocorre de forma artesanal, em pequenas quantidades. Fabricada principalmente no Nordeste, a manteiga na forma líquida é muito usada como molho em diversos alimentos.
Em outras regiões é também conhecida como manteiga de gado ou da terra, se estiver em temperatura ambiente, permanece na sua forma líquida. Obtém-se a manteiga através do cozimento da nata, onde se evapora toda a água, restando apenas a gordura e as partículas sólidas.
Rapadura
O nome desse doce, muito famoso em todo o Brasil, vem da expressão “raspadura”, utilizado na raspagem de duras camadas que ficavam nos tachos. É um produto típico do nosso país, sendo muito popular em Minas Gerais e Nordeste, mas é no Ceará que ocorre a maior produção.
A rapadura possui maior valor nutritivo do que o açúcar refinado, já que conta com outras substâncias nutritivas em sua composição. A fabricação ocorre a partir da cana de açúcar, após moer, ferver, e posteriormente, moldar e secar. O importante é que a rapadura é doce, mas não é mole, agora, temos que concordar que é uma delícia!
Goiabada
Apesar de ter origem mineira, São Paulo possui atualmente a maior fabricação desse doce tão apreciado e conhecido. Nascido nas senzalas mineiras, logo ficou conhecido por todo o povo. Possui algumas variações, como a goiabada de corte e a goiabada cremosa. Dentro da goiabada de corte, temos a comum e a goiabada cascão.
A goiabada cascão é feita em tacho de cobre, no fogão à lenha e como o próprio nome já diz, leva a casca da fruta. Já a goiabada comum, se faz em panelas e fogão comuns. Além disso, somente a polpa é cozida, sem a casca.
Doce de leite
A origem do doce de leite ainda é incerta. No entanto, algumas cidades de Minas Gerais e do Nordeste, possuem o doce como patrimônio local. O doce de leite serve como acompanhamento em diversas receitas de sobremesas, uma delas é a combinação com o famoso queijo mineiro que, afinal, vai muito bem.
Além disso, o doce de leite possui inúmeras variações, além de ter vários sabores misturados a ele. Contudo, a forma mais apreciada, é com certeza o doce de leite puro, sendo o de Minas, o mais famoso.
Doce de Buriti
O buriti é uma das frutas mais consumidas na Amazônia, sendo uma das matérias primas mais utilizadas na produção de cosméticos, além de shampoos e sabonetes, por exemplo. O fruto vem de uma palmeira específica da região do cerrado, presente no Nordeste e Centro Oeste do Brasil.
No Maranhão, além de suas folhas para artesanato, utiliza-se a polpa do buriti para confecção do doce que é muito apreciado, podendo ter a forma de barra ou de massa e muitas pessoas gostam de consumir com a colher. O doce também é famoso por sua grande fonte de vitaminas A, B e C, além de cálcio e ferro.
Você que tem dificuldades para encontrar estes produtos em São Paulo, agora não tem mais! Corre para o Emporium Souza & Martins. Temos uma grande variedade de produtos regionais que vão te fazer matar a saudade da sua terra natal. Clique aqui e conheça nossos produtos pelo site!